quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Voltando com Bolo de Abacaxi & 1 Projeto do Mês

Olá, amigos!!!!

Eu estava sumida mesmo, rsrsrs!!!
Mas, a minha internet deu problema e o meu computador também!
Fiquei super estressada!
Mas, parece que já estamos retornando...
 
E, para festejar o retorno, fiz um Bolo de Abacaxi dos deuses!
Cozinhar, também é arte e um ato de amor, não é mesmo? E, eu adoro!!!

E, decidi que essa postagem faria parte do 1 Projeto do Mês.
Um projeto da Bruxa, do Poções de Arte.


Há muito tempo que, eu queria fazer esse bolo com a receita da minha mãe. 
Ela e a minha tia Marisa, faziam esse bolo divinamente!
Encontrei a receita por aqui e fiz!
Ficou super saboroso e com gostinho de saudade...
 
 
Bolo da Abacaxi
 
Ingredientes:
 
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento.
Metade de um copo de leite
Metade de um copo de suco de abacaxi (fiz com a própria fruta)
200g de manteiga
3 ovos
Fatias de abacaxi
 
 
Modo de Fazer:
 
Na batedeira coloque o açúcar  e a manteiga, bata bem.
Depois  acrescentando: ovos, farinha de trigo, fermento, leite e suco.
O segredo de uma massa perfeita, pra mim, e bater bem todos os ingredientes.
 
Preparação  da forma:
 
Unte uma forma com manteiga.
Coloque uma quantidade de açúcar que cubra bem o fundo da forma, mas não exagere.
Leve a forma ao fogo brando e deixe o açúcar formar o caramelo.
Eu coloco um pouquinho de água para não endurecer o caramelo.
Depois coloco as fatias de abacaxi.
Deixo um pouco as fatias, no fogo, para caramelizá-las .
Tiro a forma do fogo e coloco a massa.
Levo ao forno preaquecido a 180 graus.
No meu forno demorou uns 40 minutos para ficar pronto.
Mas, observe: quando ficar moreninho, espete o palito, se sair limpo estará pronto.
Desenforme logo que sair do forno.
 
Amigos, é muito bom!!!!!!!
 
 


26 comentários:

  1. Aleluia, aleluia.
    Apresentação bonita e bolo delicioso para a tarde.
    Bonita e saborosa partilha.
    Um abração amiga.
    Bju

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucia!
    Muito bom vê-la novamente por aqui! Quando estou sem internet, fico furiosa também! Não é fácil...rs
    O bolo tem um ótimo aspecto e deve ser delicioso! Amei!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Nem me estresso mais com falta de internet em casa, abri mão... deixei pra lá... até o Divino mudar a situação, não posso fazer nada...
    Lucia, esse bolo também me lembrou infância e deu água na boca. A mãe fazia e ainda, no meio dos "buracos" do abacaxi, colocava ameixa... ahh... era um pedacinho do céu... Ela fazia na assadeira retangular e ficava bonito, gostoso... de se empanturrar rsrs.

    Obrigada pelo carinho com os Gelinhos. Se fizer, me mostre sim. Dá pra colocar um barbantinho pra pendurar na árvore de natal. Atualizei a caverna.

    Abração esmagador e ótimo findi.

    ResponderExcluir
  4. To babando aqui!
    Bolo de abacaxi é um dos meus preferidos, quando era meu aniversário eu pedia pra minha mãe fazer mas com muito abacaxi, ela sempre recorria a vizinha rs!
    Agora eu pego ou não pego a receita?!?!
    será que eu acerto?!?!
    Quem sabe neh! Vou tentar ai eu te conto tá!
    bjusssss!!!!! bom findi!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lúcia,
    Nossa esse bolo esta com uma cara ótima,deu água na boca,hummmm...
    Que bom ter você de volta!
    Bjs e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lúcia.
    Parece que internet é um problema comum entre minhas amigas virtuais. Tá difícil eu fazer visitinhas hoje.
    Ai que tudo esse bolo! Eu adoro! Que bom que vc consegui postar. Eu ainda quero participar do projeto com uma receita qualquer mês desses. Rsrs.
    Vou levar o link.
    Lindo finde! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Nossa,que delícia!!!!
    receita mil!!!!!!!
    Obrigada,amiga!!!!
    Amo abacaxi!!!!
    bjos
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, que bolo lindo e com certeza deve estar uma gostosura ;-)
    Adoro abacaxi, tudo que é feito com ele eu amo, um bolo então nem me fale, é uma perdição, rs!
    Beijinhos amiga, que bom que você voltou, tenha um maravilhoso finde!
    Ene ♥

    ResponderExcluir
  9. Lucia, que bolo lindo! Minha mãe fazia um bolo de abacaxi e eu sempre tive vontade de fazer, mas não tenho a receita. Vou fazer a sua receita. Obrigada por compartilhar, lembrei da minha infância! Levei o link.
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  10. Olá, Lúcia, amei a sua receita.
    Vou tentar fazer, obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida Lúcia
    Gostamos muito por aqui... é, de fato, delicioso!!!
    Muito gostosa sua participação...
    Bjm fraterno e primaveril

    ResponderExcluir
  12. Nossa Lucia parece estar delicioso, aliás tenho certeza que ficou dos deuses.. Concordo contigo cozinhar também é uma arte e nessa área infelizmente não sou artista sei apenas experimentar e degustar hahaha.. Parabéns pelo projeto.. BjoO grande!!

    Att; Wesley Felício

    ResponderExcluir
  13. Lucia, que delicia de bolo.Farei essa semana...hummm
    BEsitos

    ResponderExcluir
  14. Oi Lúcia! ^^
    Que bom que está de volta. Também passei o mês fora por conta de tanta coisa que aconteceu neste mês.
    Já fiquei morrendo de vontade de fazer e experimentar a receita, adoro abacaxi!

    Levando o seu link!
    Uma semana iluminada para você! Bjim

    ResponderExcluir
  15. A pessoa vem do blog vizinho (da Mi), louca por bolo de abacaxi já deu uma desconcentrada no oi tudo bem
    Ai outra blogueira querida em comum descubro que temos, a fada fofa bruxa boa cheia de poções de arte e carinho
    Muito doce esse vir aqui
    Já achando será bom seguir trocando receitas culinárias, ingredientes de vida e fazendo assuntos, papos e coisas boas circularem
    Aparece lá na minha cozinha
    Bju

    ResponderExcluir
  16. Huuuum! Deu até água na boca!!! Tentei algumas vezes fazer bolo de abacaxi, mas os meus desandaram... n sei porquê! Vou fazer a tua receita! hehehe Tb participei do projeto esse mês, se quiseres apareça lá no meu blog vou amar! Beijos
    http://analauraartes.blogspot.com.br/2015/09/1-projeto-por-mes-centro-de-mesa-com.html

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Hummmm...que delícia Lucia!
    Tô aqui babando de vontade...hummmm
    Qdo eu for ao mercado vou torcer para encontrar um abacaxi bom, e vou tentar fazer e dps te conto...
    Parabéns, amo cozinhar tbém...é uma delícia né?
    Já atualizei o meu post.
    Linda semana querida!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  18. Não vou nem comentar muito, que não posso comer doce e já tô com água na boca. Levando link, deixando beijos babados. kkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Que delícia de bolo e receita!"Lindo! bjs, chica

    ResponderExcluir
  20. Que delícia, já salivei no IG, agora aqui rsrrs.
    Bom eu amo bolos, esse de abacaxi é um dos meus preferidos, adoro bolos com frutas cítricas.
    Bela receita :) bjsss

    ResponderExcluir
  21. Oi, Lucia...

    menina, agora fiquei com àgua na boca com esse bolo lindo e gostoso,heim?! Eu amo abacaxi, aqui em casa até a casca eu aproveito, mas bolo nunca fiz, vc me animou a fazê-lo. O seu ficou com uma apresentação linda, antes a gente come com os olhos, rsrsrsrsrsrs.... Ah... é tão gostoso quando fazemos algo que lembra a infância ou de qualquer maneira nos traz boas lembranças, afinal, isso é o que realmente conta. Parabéns pelo lindo e gostosoooooo projeto. Abração.

    ResponderExcluir
  22. Hmmmm que projeto apetitosoooo!!!
    Hahahaaa

    Menina que coisa linda esse abacaxi bem dourado... parabéns, deve mesmo ter ficado uma delícia.

    Beijokas mil, amiga.
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  23. Ai, que delícia!!!
    Acho que nunca comi um bolo de abacaxi... não me lembro.
    Ficou lindão, Lucia!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  24. Infelizmente, minha vida está uma correria sem fim e por isso quero pedir desculpas aos amigos, pois estou sem tempo para postar e para visitar os blogs que tanto estimo.
    Em breve entrarei voltando à normalidade.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  25. Lucia que bolo lindo!! Deve ter ficado uma delícia.
    Obrigada pela visita.
    Bjos

    ResponderExcluir
  26. Este bolo é sempre uma bela escolha!!!
    Boa semana!

    Aqui mais uma receita de pudim...desta vez de frutas:
    http://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2016/10/pudim-de-frutas.html
    bj

    ResponderExcluir

É muito bom receber seus comentários!!! Obrigada!!!

 

© 2010 Receitas de Mariazinha| Arte Visual Amanda Layouts