sábado, 28 de setembro de 2013

Todo dia 29 é Dia do Nhoque da Fortuna!


Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.

A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia. 

 Nhoque sem batata

1/2 litro de leite
2 xícara de chá de farinha de trigo
2 ovos inteiros
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1/2 colher de chá de sal

Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Colocar a massa em uma panela e em fogo moderado. Mexer com uma colher de pau sem parar, até a massa desgrudar da panela.
Coloque a massa em cima de uma pedra de mármore na pia, já enfarinhada, deixe esfriar um pouco, pegue um punhado de massa, enrole como se fosse uma cobrinha. Corte em pedaços diagonais, ou seja, corte no desenho do nhoque.
Reserve todos os nhoques e coloque uma panela com água e um pouco de sal. Deixe a água entrar em ebulição. Vá colocando porções de nhoque e quando chegarem a superfície, retire-os com uma escumadeira.
Coloque todos os nhoques em um pirex. Cubra com um molho de tomate caseiro* ou molho de sua preferência, polvilhe com queijo parmesão ralado.
Na hora de servir, coloque no forno pré aquecido somente para dar uma aquecida.
Bom apetite!!!!  Bjks

=> Dica!!!!

* Molho de Tomate Caseiro

Corte 1 cebola média em quadradinhos bem pequenos
1 dente de alho médio bem amassado
1/2 xícara de chá de azeite de oliva

Refogue a cebola e o alho no azeite. quando estiver dourando, acrescente 2 colheres de sopa de orégano. Refogue um pouco mais até que o orégano se misture ao alho e a cebola. Acrescente molho de tomate temperado pronto. Adicione sal à gosto. Caso o molho fique muito grosso, acrescente água.

Molho indicado para massas e pizzas.

Receita enviada pela minha prima, Teresa Cristina Reis Vale.

5 comentários:

  1. Que curiosidade mais interessante... não sabia dessa história...
    Minha mãe faz nhoque seguido... vou compartilhar essa informação com ela.
    Ah, a receita parece muito saborosa :)
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Essa tradição é legal e o prato, adoramos aqui!! beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucia hummmmmmmmmmmmm amo nhoque eu queroooooooooooooooo, mas não sei fazer kkkkkkkkk bjs.

    ResponderExcluir
  4. oi lucia querida, olha obrigada pela lembrança a muito tempo não faço inhoque...vou fazer.
    beijocas,fique em paz.

    ResponderExcluir

É muito bom receber seus comentários!!! Obrigada!!!

 

© 2010 Receitas de Mariazinha| Arte Visual Amanda Layouts