quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Qual a receita que marcou a sua infância?

Saindo doce de banana agora...

Há alguns dias atrás, estava comentando com o meu marido, sobre receitas que marcaram nossa infância, muitas receitas que foram importantes para nós e fizeram parte do nosso dia a dia. Então, resolvi fazer uma receita que foi marcante na minha infância, adolescência e até na fase adulta: doce de banana feito pela minha mãe; era maravilhoso!!!! Minha mãe fazia cada doce, gente!!!!

Ingredientes:
- 06 bananas (prata) cortadas em rodelinhas;
- ! xicara de açúcar (usei o mascavo);
- 1 metade da xicara de água



Como fazer:
Coloque numa panela a água e o açúcar em fogo baixo, 
mexa de vez em quando, até ferver e derreter todo o açúcar. 
Adicione as bananas em rodelas e leve a fogo baixo por cerca de30 a 40 minutos (em média). 


Vá mexendo de vez em quando, mas é muito importante deixar a panela, boa parte do tempo. tampada. Para saber se o doce está pronto, basta provar uma rodelinha de banana depois do tempo de cozimento, se ela estiver cozida, está pronto.
Deixe esfriar e sirva com sorvete. Adorooooo!!!!


10 comentários:

  1. Gosto muito desse doce,embora quase nunca lembre dele,rs bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Vou lamber a tela, rsrs
    doce de banana amo!
    e sempre bom relembrar a infância.
    Minha mae tb fazia assim. alías fazia vários
    doces, inclusive o de tomates. Era divino. Com cravinho da India!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Amo doce de banana...
    Mas a receita que mais me marcou foi o bolo de cenoura da minha mãe... sempre deixava a casa cheirando e ainda deixa né!
    Amei o post.
    Beijocas, Nath

    ResponderExcluir
  4. Hum... me lembrei de um doce que minha mãe fazia com doce de banana assim. Fazia também um creme e por cima colocava um suspiro, ai, ai.... saudades!

    Bom final de semana! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Vários doces que minha mãe fazia....exatamente essa torat que a Márcia Ruiz citou , minha mãe tbm fazia e eu sei fazer, é uma delícia, mas doce é sempre doce!
    Esse doce de banana minha mae tbm fazia...rsrsrsrsr e eu façorsrsrsrsrs
    amiga, que engraçado, não é?
    bjus
    obrigada pelas lembranças!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  6. Hummmmmmm com sorvete é tudo de bom...
    Uma das receitas que marcou minha infância é o Bolinho de Chuva, quando a mãe fazia à tarde para tomarmos com chá mate... ai que delícia! Até hoje lembro das brincadeiras à mesa com os bolinhos rsrs.

    Abração e linda semana.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lúcia!
    Sou suspeita pq gosto muito de banana! Sou uma macaquinha e ela fez parte da minha infância. Minha mãe não gostava de cozinha, mas tudo o que fazia era gostoso. Tinha gosto de mãe! (rs*). Ah, ela fazia um virado de banana com farinha de milho e queijo minas maravilhoso. Tão simples de fazer e foi o meu legado de infância.
    Noutro dia aprendi a congelar bananas e hoje aprendi a fazer um doce, que tenho a impressão, irá ocupar um lugar de destaque em minhas vontades :) Bora testar!!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga,vim matar a saudades. Estou afastada por esta cuidando de mamys e nem sei quando voltarei. Os postes são programados para ñ ficar muito tempo sem atualização. Mas não esqueço de vcs. Prometo que assim que der visitarei todos vcs. Bjsss Bjss

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga Vera, que saudades de tudo isso aqui.
    Aqui em casa faço sempre doce de banana,basta ter umas banas querendo ficar com a casca pretinha,as vezes nem esse doce maravilhoso que vc ensina é, mas descasco as bananas,coloco em um refratário, e vou intercalando, uma de banana e outra de leite condensado com coco. Sou uma verdadeira formiga para doces. Mas o que faz parte da minha infância é doce de mamão verde que minha avó fazia para distribuir entre a garotada no dia de São Cosme e Damião e eu claro fazia parte da garotada rsrsrs Até hoje faço esse doce. Porém hoje em dia o mamão ficou em extinção, quase ñ o encontramos...Que pena!

    Estou levando esse docinho para adocicar o meu blog.
    Bjsss

    ResponderExcluir

É muito bom receber seus comentários!!! Obrigada!!!

 

© 2010 Receitas de Mariazinha| Arte Visual Amanda Layouts